Organizado por estudantes de Psicologia, o evento acontece desde 2009 e chega em sua 15° edição
Por Filipe Nascimento
Abordando a área da análise comportamental e sendo um evento acadêmico, a Jornada de Análise do Comportamento (JAC) ocorre ao longo dos dias 27, 28 e 29 de setembro na Unesp de Bauru.
A programação deste ano conta com painéis e exposições que discorrem diferentes temáticas da área, além de palestras ministradas por especialistas renomados, como Andréia Schmidt, doutora e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia, e Kester Carrara, referência na área de Análise Comportamental da Cultura.
Além disso, os participantes também podem acompanhar apresentações de trabalhos, pesquisas e minicursos voltados aos estudantes de Psicologia, mas também com discussões que podem ser de interesse de outros cursos, como conta o aluno do 3° ano de Psicologia e membro da organização da JAC, Matheus Grael.
“Mesmo sendo focado para os estudantes de psicologia aprofundarem certos conhecimentos, o evento tem o objetivo de divulgar a área de análise do comportamento como um jeito de olhar para um fenômeno psicológico”, explica.
Matheus ainda revelou que a experiência de colaborar na organização sendo aluno permitiu uma autonomia para com os preparativos. “A agenda dos temas abordados fomos nós alunos que preparamos, então particularmente, sinto uma liberdade de trazer os profissionais que a gente acompanha e que são nomes importantes na análise do comportamento”.
Além dele, Paulo Vitor Coutinho, estudante do 5° ano de Psicologia e também é integrante da comissão organizadora do evento, relata a sua perspectiva para os três dias. “Estou com uma expectativa alta, porque, comparado ao ano passado, o evento ficou maior, com mais divulgação e tem bastante inscritos, além de trazer uma visibilidade por ser aqui dentro da Universidade”.
Os dois comentaram sobre os desafios para a organização, mas enfatizaram que o evento é feito para discutir e ampliar conhecimentos.
“Foi difícil, a gente da organização pensou mais nos temas e nos profissionais do que no ganho em si que poderíamos ter com o evento, justamente por ser um evento sem fins lucrativos e que é feito para espalhar o conhecimento”, complementou Paulo.
“Estamos na esperança que vai ser uma experiência que acrescente muito e que seja divertida para nós e também para os convidados”, finalizou Matheus.

Logo da JAC com o mascote oficial (Foto: Divulgação/Instagram)
O que é a análise do comportamento?
Dentro dos estudos da Psicologia, a análise do comportamento é uma área epistemológica e de cunho científico, que examina e entende as ações humanas baseadas nas interações entre as pessoas e o seu contexto. A análise do comportamento é a ciência que estuda o que as pessoas fazem, como também e o porquê delas fazerem.
Como teóricos na área, pode-se citar B. F. Skinner, Carolina Bori, Fred Keller e Maria Amélia Matos.
Informações relevantes
A Jornada de Análise do Conhecimento tem início nesta sexta-feira (27) com a exibição do filme “Requiem for a Dream”, e logo após, o Prof° Fábio Leyser fará comentários sobre o longa através de um debate com os presentes.
A sessão se iniciará às 15h e será realizada no auditório Adriana Chaves (Central de Salas), além de ser aberta ao público geral. Caso haja o interesse para participação em outras atividades da JAC, é necessário preencher um formulário de inscrição e comprar um ingresso.
Programação:
Sexta-feira (27/09):
15h – 18h30: CineJAC – Exibição do filme “Requiem for a Dream” seguido de um debate com o Prof° Dr° Fábio Leyser
20h – 21h30: Conferência de Abertura: Contribuições da AC para questões sociais: o caso do envelhecimento populacional – Andréia Schmidt
Sábado (28/09):
09h – 10h30: Palestra: AC e desenvolvimento humano: contribuições para atuação e analistas do comportamento – Taís Chiodelli
11h – 12h30: Palestra: O estudo da lei do efeito e as complicações para a dicotomia comportamento/cognição – Marcelo Benvenuti
14h – 15h30: Mesa: PCDC como tecnologia comportamental para sistematizar processos de ensino – Nádia Kienen, Victor Ventura e Jair Lopes
15h – 17h30: Mesa: O Self de mulheres em uma sociedade patriarcal – Táhcita Mizael, Madeleine Marcelino e Júnnia Moreira
18h – 19h: Painéis
20h – 21h30: Conferência de Encerramento: Dimensões atuais da análise comportamental da cultura – Kester Carrara
Domingo (29/09):
09h – 13h: Minicursos
- Prática anticapacitista com indivíduos autistas – Táhcita Mizael
- Morte, luto, cuidados paliativos e Análise do Comportamento – Eduardo Miyazaki
- Dimensões atuais da análise comportamental da cultura quando eventos encobertos se tornam observáveis: construindo conexões entre a AC e as neurociências – Marcelo Silveira
- AC aplicada a linguagem oral e escrita: contribuições do ensino baseado em equivalência – Anderson Jonas das Neves
Para saber mais sobre os três dias de evento, basta acessar o Instagram da JAC, @jacbauru ou o site https://jacbauru.framer.website/






Deixe um comentário