Feita para mulheres jogarem, Copa Girl Power reúne atléticas em Tupã

Bauru vai em busca da vitória no campeonato pela primeira vez
Por Ana Helena Masson Maiolino, Ana Luiza Oliveira e Bárbara Lo Prete

Com a participação confirmada de dezesseis atléticas dos campi da Unesp, acontecerá, nos dias 19 e 20 de outubro, a  Copa Girl Power, competição totalmente feminina. O evento esportivo, que será realizado em Tupã, reunirá as atletas unespianas para disputar modalidades, como Vôlei, Futsal, Handebol, Basquete e Tênis de Mesa. A atlética da Unesp de Bauru já confirmou a sua participação na segunda edição do campeonato. 

No ano de 2023, a Copa Girl Power foi idealizada por quatro alunas do Centro Acadêmico da Unesp de Tupã que tinham a intenção de trazer de volta a TUAP, ou Taça Universitária da Alta Paulista, em que competiam as atléticas de Tupã, Sorocaba, Araçatuba e Dracena, e que foi interrompida pela pandemia. No processo de organização para que a taça voltasse, surgiu a ideia de criar uma copa só feminina, que foi realizada pela primeira vez no mesmo ano.

Em sua primeira edição, a competição contou com a participação de sete atléticas de diferentes campi, dentre eles Tupã, Presidente Prudente e Jaboticabal. “Foi tudo muito rápido, a gente começou a gestão em março e a copa aconteceu em maio. E a gente ainda não contava com o apoio que temos hoje em dia, então tinha apenas as modalidades de quadra, as quatro principais, e foi tudo em somente dois dias, em uma quadra só, com uma média de 300 pessoas”, explicou Carolina Neves, que faz parte da comissão organizadora e da atlética do campus de Tupã.

A aluna ainda comentou sobre os apoiadores do projeto, que, neste ano, conta com a ajuda da Prefeitura de Tupã, da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultural da Unesp (Proec), do Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde (NUMIS), da Coordenadoria de Atividades Físicas e Esportivas (CoAFEs) e da Reitoria.

Com esses auxílios, o objetivo das criadoras é incentivar a participação das mulheres no esporte universitário, ampliando o campeonato de sete para dezesseis atléticas. A expectativa é que 800 atletas disputem as medalhas nas diversas modalidades.

Pela primeira vez participando, a Unesp Bauru levará atletas para todos os esportes, esperando igualar ou melhorar seu desempenho quando comparado ao Inter 2024. Para Sofia Riquena, estudante de Relações Públicas e que faz parte da atlética de Bauru, a iniciativa é muito positiva, por ser “um momento de reforçar a importância das mulheres no esporte e dar uma oportunidade para elas”. Além disso, segundo ela, “é muito legal ver outras Unesps fazendo coisas grandiosas e sendo reconhecidas, porque isso acaba sendo importante para todo mundo”.

Por fim, o jornal também entrevistou, com exclusividade, a atleta Leila Tavares, que cursa Ciência da Computação em Bauru e representará o campus nas modalidades Handebol, Basquete e Tênis de Mesa. Sobre a escolha por disputar todas elas, a aluna contou mais sobre como isso é desafiador: “como são muitos esportes, se eu perco no Basquete tenho que me manter mentalmente bem para entender que aquele jogo já foi e então jogar o Handebol, por exemplo”. 

Leila é capitã do time de Handebol e sentiu uma grande pressão durante os preparativos para a copa por ser responsável por auxiliar as suas colegas. “Fico muito preocupada em como estão sendo os treinos, em como as atletas estão, e aí acabo tendo essa carga a mais e isso é muito difícil”, revelou.

Com a oportunidade de jogar em um campeonato apenas feminino, a aluna disse acreditar que o projeto contribui para estimular a inclusão no esporte. Para ela, “uma vez que você coloca mulheres para tomar a frente em situações esportivas, já que a gente ainda não trata isso socialmente como algo comum, você acaba furando uma bolha, e inserir as mulheres nesse espaço mostra para elas que elas também podem fazer parte disso”.

Programação e endereços:

Futsal:
Sábado – 12h – Rio Claro x Bauru
Domingo – semi e final 

Local: Ginásio Elias Knaifes- R. Tapajós- Centro, Tupã- SP e Quadra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo- Campus Avançado Tupã Av.dos Universitários, 145 Jardim Ipiranga, Tupã- SP, 17607-220

Handebol:
Sábado – 14h – Bauru x Assis 
Sábado – 17h – seminal 
Sábado – 21h – final 

Local: Quadra Nova Tupã-Conj. Hab. Dep. Jamil Dualibi, Tupã- SP, 17610-510

Basquete:
Sábado – 10h – Rio Preto x Bauru 
Sábado – 16h – semifinal 
Sábado – 19h – final 

Local: Ginásio Elias Knaifes- R. Tapajós- Centro, Tupã- SP

Vôlei:
Sábado – 11h – Bauru x Araraquara
Domingo – semi e final

Local: Quadra da Escola Técnica Estadual Professor Massuyuki Kawano Tupã R. Bezerra de Menezes, 215- Vila Independência, Tupã- SP, 17605-440

O campeonato acontece no próximo final de semana e para ficar por dentro de tudo, você pode acessar o instagram oficial da Copa (https://www.instagram.com/copagirlpower/ ) e o da Atlética da Unesp de Bauru (https://www.instagram.com/atleticaunespbauru/ ). 

Deixe um comentário