Desde o início deste mês, os eventos promovidos pelos alunos ocorreram na Unesp nos períodos da manhã e da noite
Por Filipe Nascimento
Nesta quarta-feira (30), chegou ao fim o calendário de simpósios abertos ao público, realizados por estudantes do segundo ano de Jornalismo, em 2024. A iniciativa anual vem, através do Professor Juliano Maurício de Carvalho, como forma de avaliação da disciplina ministrada por ele, intitulada “Jornalismo, Criatividade e Inovação”.
Ele explica que a proposta de organização dos simpósios como uma atividade surgiu após 2020, quando foi integrado um currículo novo no curso. “A gente pesquisou vários formatos para essa disciplina, cujo objetivo era trazer projetos e iniciativas atuais e contemporâneas do jornalismo que estejam no mercado. Então, a ideia de trazer jornalistas que estão fazendo isso é, fundamentalmente, criar um ambiente de inspiração”.
O professor complementa sobre como isso foi concretizado. “Chegamos nessa conclusão que uma conversa com os profissionais do mercado de trabalho, que estão fazendo isso de maneira inovadora e criativa, seria não só o melhor aprendizado, mas o melhor diálogo para a disciplina e para o curso. E daí pensar nesse formato de simpósio”, relatou Juliano.
Além disso, o docente também afirmou ter sido surpreendido com os debates trazidos ao longo dos eventos. “O que os profissionais do mercado vão trazendo às vezes é muito além do que aquilo que você tem de expectativa sobre para onde está indo a profissão”, finaliza.
Dentro dos Simpósios
Na última terça-feira (22) no horário da noite e também na quarta (23) pela manhã, o Campus de Bauru esteve nos simpósios “De Olho no Campo: Modelos de Negócio no Jornalismo Esportivo” e “Reinventando o Rádio: técnicas e adaptações do radiojornalismo na era digital”, respectivamente.
O primeiro simpósio contou com a participação do jornalista Carlos Ramos, editor-chefe do site oGol, uma base de dados e estatísticas de futebol, e do também jornalista Gustavo Berton, repórter da ESPN e criador do projeto “Entrando no Jogo”, um curso de treinamento voltado a novos jornalistas esportivos. Ambos compartilharam suas experiências em modelos de negócios inovadores em suas atuações no campo do jornalismo esportivo.
A conversa que ocorreu no dia seguinte tratou sobre o jornalismo no ambiente sonoro, abordando principalmente o rádio como uma ferramenta que se mantém e que se adaptou à era digital. Os convidados foram Luiz Nascimento, jornalista e coordenador das afiliadas da CBN e colunista do Globo Esporte, e Luana Pereira, jornalista e repórter na Rádio BandNewsFM, produtora do programa “Seus Filhos” e apresentadora do podcast “Pretoteca”.
A respeito deste simpósio, O Campus de Bauru conversou com Ingrid Martins, estudante de jornalismo e uma das organizadoras do evento, que nos explicou sobre os bastidores da realização. “A gente pensou nesses dois convidados, porque ambos são jornalistas multifacetados, ou seja, trabalham tanto com web quanto com rádio e a escolha também envolveu um pouco isso”, respondeu.
A estudante também comentou que o resultado foi muito positivo e que os convidados agregaram muito conhecimento durante as falas e respostas. “Acho que a conversa fluiu, as perguntas também foram super importantes para percebermos pontos que não tínhamos percebido antes”.





Deixe um comentário