Saiba quais são os cursos mais bem avaliados de nossa universidade e como foi o preparo dos vestibulandos
Por Rodrigo Matias
A primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista aconteceu nesta sexta-feira (15) e mais de 64,8 mil candidatos prestaram a prova. A primeira fase do vestibular da Unesp conta com 90 questões de múltipla escolha, separadas nas seguintes áreas: linguagens e suas tecnologias, ciências humanas e sociais aplicadas, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
A Universidade Estadual Paulista possui atualmente cerca de 24 campi espalhados por todo o estado de São Paulo, sendo 22 no interior, um na capital e um no litoral, em São Vicente. A Universidade também tem à sua disposição cerca de 180 cursos de graduação. O principal campus da Unesp é o de Bauru, que conta com 22 cursos de graduação e mais de 7000 alunos.
Recentemente, o Guia da Faculdade, realizado em parceria com o jornal Estadão e que é considerada a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro, ranqueou todos os cursos da Unesp de Bauru com pelo menos quatro estrelas. Os principais destaques são para os cursos de física, artes visuais, pedagogia, química, ciências biológicas, educação física e jornalismo. Todos esses foram ranqueados com cinco estrelas, que é a avaliação máxima do guia.
Além disso, neste ano a revista Times Higher Education, referência no meio de artigos referentes ao ensino superior, elegeu a Unesp como a quinta melhor universidade da América Latina.
O jornal “O Campus de Bauru” conversou com o vestibulando Gustavo Carretero, de 22 anos. Gustavo vai prestar o vestibular para o curso de engenharia de produção e contou como foi a sua preparação para o vestibular. “Eu fiz tudo sozinho. Comecei treinando com os vestibulares antigos da Unesp. A partir deles eu fui vendo o que precisava melhorar”, comentou.
“Então eu vi, por exemplo, que em linguagens eu estava bem, mas que em exatas eu precisava melhorar. Por isso comecei a ver videoaulas e depois fiz vários exercícios em cada uma das matérias: biologia, física, química e matemática”, explicou. “As resoluções das perguntas eu pego sempre dos cursinhos. O que mais me surpreendeu foram as resoluções de um cursinho em Campinas chamado Elite Colégio Campinas. Eu não conhecia, mas é muito bom, tudo muito bem explicado”, relatou Gustavo.
Gustavo mora em Bauru desde 2023, e para ele, esse foi um fator essencial para escolher a Unesp. Escolhi a Unesp porque queria continuar aqui (Bauru), me dou bem aqui, tenho a minha namorada e meus amigos todos daqui”, ressaltou. Por fim, o vestibulando explicou um pouco mais sobre a escolha do curso: “Além disso, eu conversei com várias pessoas que fazem o curso que eu estou prestando (engenharia de produção) e pelo o que me falaram eu me identifiquei bastante com o curso”.
A divulgação dos convocados para a segunda fase do vestibular sai no dia 2 de dezembro e a próxima etapa ocorre em 8 e 9 de dezembro. A lista dos aprovados sai no dia 31 de janeiro de 2025.






Deixe um comentário