Universidade possui três faculdades e conta com 19 cursos de graduação
Por O Campus de Bauru
Formada em 1988, a Unesp de Bauru se destaca como o principal campus da universidade em todo o interior paulista. Conta com três faculdades (FAAC, FC e FEB), e oferece 19 cursos de graduação, que abrangem áreas desde as ciências exatas e tecnologias, até as humanidades e as artes. O Campus de Bauru, vai apresentar um panorama completo dos cursos disponíveis, ajudando os novos ingressantes a compreender melhor as opções de formação e as trajetórias acadêmicas proporcionadas.
Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC)

A Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) foi fundada, junto com a FC, na antiga Fundação Educacional de Bauru em 1969. A faculdade conta com seis cursos de graduação que se destacam por unir teoria e prática.
Artes Visuais
O curso de Artes Visuais forma profissionais para atuar em diversas frentes, tanto como educadores, mediando e promovendo o ensino das artes visuais, quanto como artistas e pesquisadores com uma visão crítica das produções artísticas. Ao longo da graduação, os estudantes têm acesso a uma combinação de disciplinas teóricas e práticas, sendo constantemente incentivados a desenvolver projetos autorais. Um dos maiores diferenciais do curso é o seu compromisso com a acessibilidade, oferecendo disciplinas voltadas para esse tema a partir do terceiro semestre. O artista visual além da produção de seus projetos, também pode atuar nas áreas de curadoria, gestão cultural, design gráfico e como professor em escolas, ou pesquisador em universidades. Este é um mercado que vem crescendo nas áreas de arte digital e design gráfico.
Arquitetura e Urbanismo
Na graduação de Arquitetura e Urbanismo é formado o profissional capaz de projetar, organizar e pensar espaços urbanos aliando a estética, a funcionalidade e a sustentabilidade. Durante o curso, os estudantes exploram disciplinas técnicas, além de atividades como projetos de edificações e paisagísticos. O profissional de Arquitetura e Urbanismo pode trabalhar como planejador urbano, paisagista ou mesmo na criação de projetos de edificações, tanto residenciais, como comerciais e industriais. O mercado de trabalho do arquiteto é bastante vasto, com destaque para as áreas de sustentabilidade, urbanismo e restauração e preservação de patrimônios histórico-culturais.
Design
O designer é o profissional apto a produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, estéticas, culturais e tecnológicas, sustentáveis e inclusivas. Durante a graduação, os estudantes exploram disciplinas como desenho técnico, teoria do design, ergonomia, metodologia de projeto e tecnologia digital, além da criação de protótipos e projetos de produtos e interfaces digitais. O profissional de design pode trabalhar em diversas áreas, como o design gráfico, de interiores, de produto, de serviços, de moda e muitos outros. O mercado de trabalho para designers está em expansão, especialmente nas áreas de design digital e também no design sustentável.
RTVI
O curso de Rádio, Televisão e Internet (RTVI) forma profissionais para atuarem na produção, gestão e criação de conteúdos culturais e artísticos através das linguagens audiovisuais e multimídia, adaptados às plataformas tradicionais e digitais. Os alunos de RTVI, pela FAAC, têm acesso a laboratórios equipados e são incentivados a produzir projetos próprios e participar de festivais ampliando seu repertório e sua experiência profissional. As principais áreas de atuação incluem produção audiovisual, roteirização, edição e direção e, também, gestão de mídias. No mercado de trabalho, se destacam especialmente a produção de conteúdos digitais e o marketing digital.
Relações Públicas
O profissional de Relações Públicas atua como gestor de relacionamentos a partir de estratégias de comunicação, capazes de construir e manter a imagem e reputação de organizações, marcas e personalidades. Durante a graduação, os estudantes compreendem as problemáticas contemporâneas decorrentes da globalização, além de estabelecer uma visão sistêmica das políticas e estratégias de relacionamentos. O egresso atua nas áreas de comunicação corporativa, gestão de eventos, marketing digital e gestão de crises. A principal tendência de crescimento no mercado de trabalho para os profissionais de relações públicas está na comunicação social, aliada a práticas sustentáveis e responsabilidade social.
Jornalismo
O curso de Jornalismo da FAAC forma profissionais capacitados para apurar, produzir e disseminar informações de interesse público, com ética, precisão e responsabilidade social. Durante a graduação, os estudantes exploram disciplinas como redação jornalística, fotojornalismo, jornalismo digital, assessoria de imprensa, ética e legislação em comunicação. Também há várias atividades práticas que simulam o ambiente profissional dentro da universidade. O jornalista pode atuar em diversas áreas, como o jornalismo digital, o telejornalismo, a assessoria de imprensa e a produção de conteúdos multimídias. O mercado de trabalho dentro do jornalismo está passando por uma grande transformação, com destaque para as áreas de jornalismo digital, assessoria de imprensa e a produção de podcasts e vídeos.
Faculdade de Ciências (FC)

Criada em 1969, a Faculdade de Ciências (FC) é a maior unidade do campus, destacando pela sua diversidade acadêmica e forte trabalho nas pesquisas científicas. A faculdade conta com doze cursos que compreendem as três áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Biológicas e Exatas).
Ciências Biológicas
A Faculdade de Ciências oferece a oportunidade tanto de Bacharelado (período integral) como de Licenciatura (período noturno) em Ciências Biológicas. O curso é focado na formação eficiente de novos profissionais, providos de um vasto conhecimento teórico e prático de todos os princípios da biologia, garantindo o progresso da área. Com isso, além das competências inerentes ao curso, o profissional de ciências biológicas formado pela Unesp também prioriza o bem-estar e o desenvolvimento humano. No mercado de trabalho, os formados podem optar por atuações que englobam a biodiversidade, biossegurança, políticas de saúde, o meio ambiente e atuação científica, voltada para pesquisas. O curso também permite o aluno ter contato com métodos de boa convivência em sociedade, o que pode promover novas oportunidades.
Ciências da Computação
O curso de Ciência da Computação forma profissionais capacitados para desenvolver soluções tecnológicas inovadoras, com base em conhecimentos sólidos em programação, algoritmos, matemática e sistemas computacionais. Com um mercado aquecido devido aos avanços tecnológicos, o bacharelado da Unesp contribui para o desenvolvimento de pesquisas de grande valor científico, usadas na produção de novas ferramentas, métodos e sistemas de software e de informação, refletido em um mercado de trabalho que oferece oportunidades variadas para cada especialização. O profissional de computação pode, por exemplo, atuar na arquitetura e manutenção de protocolos para redes de computadores e na análise de bancos de dados. Também é possível ingressar na carreira de pesquisador ainda como estudante, ou optar pela ocupação de professor universitário.
Educação Física
A proposta do curso de Licenciatura em Educação Física é a formação de novos profissionais capacitados para atuarem como professores em escolas e instituições de ensino, do nível fundamental e médio, bem como na área esportiva e recreativa, crescente no Brasil. O curso de Educação Física do campus de Bauru é uma ótima alternativa para quem procura compreender, na prática, o exercício da profissão, com possibilidades de extensão universitária na própria academia da faculdade.
Física
O curso de física é dividido em duas modalidades: licenciatura e bacharelado. Para quem escolhe o bacharelado, há duas habilitações. Em Física dos Materiais, os alunos são direcionados a exercer atividades de pesquisa em ciência básica e ciência aplicada, focada na tecnologia. Já, em Física Computacional, o profissional tem a oportunidade de trabalhar tanto no setor acadêmico como privado, em empresas de ramos em crescimento. A profissão abrange vários aspectos do cotidiano, sendo necessário profissionais capacitados em muitas funções. Além do ensino, a indústria energética, da construção civil e tecnológica são boas opções para os egressos.
Matemática
A licenciatura em Matemática tem por objetivo a formação de professores focados em lecionar de maneira eficiente nas escolas e instituições de ensino, transformando o aprendizado e promovendo melhores oportunidades aos alunos. O profissional também adquire competências de liderança intelectual, social e política, entendendo as condições específicas de cada ambiente escolar. O conteúdo das aulas desenvolvem o raciocínio lógico e rápido, atrelado aos conhecimentos que todo matemático precisa ter, como geometria, álgebra e cálculos variados . Em relação ao mercado de trabalho, além de carreiras relacionadas ao ensino e pesquisa, o matemático pode trabalhar com finanças, consultorias, estatísticas e empresas de setores variados.
Meteorologia
O curso de Meteorologia forma profissionais que atuam em centros operacionais de previsão e monitoramento de tempo, assim como a formação de pesquisadores voltados para as áreas de pesquisa científica em ciências atmosféricas. As áreas em destaque no curso são: previsão e modelagem numérica de tempo e clima, em especial na adaptação às mudanças climáticas, aplicações na agricultura, monitoramento e modelagem de qualidade do ar, e nowcasting (previsão de tempo de curtíssimo prazo) de tempo severo. O IpMet – Centro de Meteorologia de Bauru e Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” fornecem uma estrutura para práticas meteorológicas aos alunos.
Pedagogia
O curso desenvolve os conhecimentos nos diferentes âmbitos da educação, abrangendo os processos de aprendizagem e desenvolvimento, além do estudo e aplicação de metodologias de ensino. A grade curricular se baseia nos eixos da educação em quatro aspectos: desenvolvimento humano, sociedade, comunicação e saber escolar. Na Unesp, a Licenciatura em Pedagogia é focada em formar professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, bem como profissionais de gestão educacional.
Psicologia
O campo da Psicologia é bastante extenso, já que trata dos fenômenos e processos psíquicos em suas diversas expressões e situações. Portanto, o objetivo principal do curso é garantir as condições necessárias para que os alunos articulem uma visão de totalidade do humano enquanto ser social e histórico, entendendo as multiplicidades da área. Na Unesp de Bauru, o curso de Psicologia possui amplo embasamento teórico-metodológico, contendo quatro mediações teóricas: comportamental, sócio-histórica, psicanálise e sistêmica.
Química
Química é uma das áreas das ciências naturais e se baseia no estudo das estruturas da matéria e suas transformações. Por isso, as áreas de atuação de um químico são bem vastas, incluindo trabalhos laboratoriais, controle de produção, desenvolvimento de produtos, operações e controle de processos químicos, saneamento básico, tratamento de resíduos industriais, química forense, segurança, gestão de meio ambiente e também, pesquisa científica. A Unesp de Bauru oferece duas modalidades: licenciatura em Química e bacharelado em Química Tecnológica.
Sistemas da Informação
Tendo como eixo principal a área da Computação aliada a análise, organização e administração de sistemas empresariais, o bacharelado em Sistemas da Informação tem a intenção de formar profissionais na área de informática, capacitados a estruturar os diversos fluxos de informação nas mais variadas formas. As disciplinas ligadas à Computação incluem Algoritmos, Estruturas de Dados, Sistemas Operacionais, Arquitetura de Computadores, Redes e outras mais. A área de Sistemas inclui disciplinas cujo conteúdo tem foco em Economia e Mercado, Administração de Empresas, Finanças, Sistemas de Informação, Organizações e Métodos. A Unesp foi uma das primeiras instituições a oferecerem o curso no Brasil, tendo sua primeira turma em 1997.
Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB)

A Faculdade de Engenharia de Bauru é a mais antiga de todo o campus, criada em 1967, e uma das mais tradicionais da Unesp. Ela oferece quatro cursos de graduação, além de outros quatro cursos de mestrado, que ampliam as possibilidades de especialização e atuação no mercado.
Engenharia Civil
A Engenharia Civil é focada na capacitação de profissionais para projetar, planejar, gerenciar e executar obras de infraestrutura e edificações. O curso conta com as disciplinas do ciclo básico das engenharias, como cálculo, física e química, e com as matérias específicas que abrangem o projeto e construção de obras – alguns exemplos são: Construção de Edifícios, Hidráulica, Projeto de Estradas e Drenagem Urbana. Além das disciplinas teóricas, os alunos têm atividades práticas em laboratórios e análises experimentais, que os aproximam da realidade da profissão. A crescente demanda por obras de grande porte, como rodovias, pontes e edificações, impulsiona a necessidade de engenheiros para projetos e execução. Além disso, as obras relacionadas à sustentabilidade, como o tratamento de águas e a gestão de resíduos, também têm aberto novas oportunidades.
Engenharia Elétrica
No curso de Engenharia Elétrica, o aluno é capacitado para atuar em áreas essenciais da geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica, além do desenvolvimento e implementação de sistemas eletrônicos e de controle. Além das disciplinas introdutórias, o engenheiro eletricista aprende sobre Instalações Elétricas, Sistemas de Comunicação, Eletrônica Industrial e Eletromagnetismo, colocando os conhecimentos em prática em laboratórios e projetos. O profissional formado em Engenharia Elétrica encontra um mercado de trabalho com grande demanda em áreas como energia renovável, telecomunicações, eletromobilidade, automação e infraestrutura de energia.
Engenharia Mecânica
O engenheiro mecânico é o profissional responsável por projetar e gerenciar sistemas e dispositivos mecânicos, que são essenciais em diversas indústrias e setores da economia, atuando em áreas que envolvem máquinas, equipamentos e processos industriais. Como nas outras engenharias, o aluno passa pelas disciplinas básicas antes de partir para uma grade curricular mais específica, estudando, por exemplo, elementos de máquinas, fundição e soldagem, termodinâmica e motores de combustão interna e, conta, também, com laboratórios e design assistido por computador. O egresso pode atuar em várias áreas, por exemplo: projeto e desenvolvimento de produto, indústria automotiva, aeronáutica, sistemas de energia, robótica e automação e tecnologia sustentável.
Engenharia de Produção
Ao cursar Engenharia de Produção, o profissional capacita-se para otimizar processos produtivos e melhorar a eficiência das operações, unindo conhecimentos da engenharia, administração e economia. Sempre com o objetivo de maximizar a produtividade, reduzir custos, melhorar a qualidade e garantir o bom funcionamento de toda a cadeia produtiva, o engenheiro de produção possui uma grade curricular que vai desde o ciclo básico até disciplinas como Projeto Assistido por Computador, Economia Industrial, Administração da Produção, Gestão Organizacional e Marketing. Nesta carreira, as possibilidades de atuação são muitas, com oportunidades em gestão de cadeia de suprimentos (supply chain), logística, gestão de projetos, tecnologia da informação e consultoria empresarial.






Deixe um comentário