Gincana realizada no Departamento de Educação Física integra os calouros a Unesp
Por Filipe Nascimento Gomes e João Provasi
O Baticun, ou “batismo dos calouros”, é um dos principais eventos da semana de recepção. Organizado pela Associação Atlética Acadêmica, a gincana visa dar as boas-vindas e integrar os novos alunos do campus. Disputado entre equipes, o Baticun também apresenta aos calouros instituições como a bateria, a torcida organizada e os times da atlética de Bauru.
A tradição de realizar jogos para receber os bixos começou em 2001, mas só se tornou o Baticun de hoje em 2012. Os calouros são divididos em equipes, cada qual recebe o nome de algum esporte praticado pela atlética ou instituição pertencente à mesma. Depois disso, os times se enfrentam em um circuito de provas que valem pontos. No fim, a equipe que pontuar mais, vence.
Para Sofia Riquena, mais conhecida como “Donna”, estudante de relações-públicas e presidente da Atlética de Bauru, o Baticun promove uma experiência diferente perante todas as apresentações da semana de integração. “É algo divertido, porque na semana de recepção geralmente você tem apresentação dos projetos de extensão, apresentação dos professores, conhecer os departamentos. Então, é algo que foge um pouco disso; é mais descontraído”, comenta.
O evento geralmente começa na cantina da Faculdade de Engenharia (FEB), quando os veteranos e os calouros têm um primeiro contato. Depois, juntos, todos vão até o Departamento de Educação Física (DEF), com a atlética iniciando as atividades com uma primeira fala, seguido pela apresentação das cheerleaders Texuguetes e da Febre Amarela, que ensina aos bixos os hinos das instituições. Após o fim dos jogos, os alunos voltam até a cantina, quando a Naumteria, a bateria da Unesp, finaliza as atividades com uma performance.
Outras instituições da universidade também são chamadas para participar por meio de provas próprias ou apresentações, e a gincana conta ainda com atividades de parceiros da Atlética, que neste ano será especial.
A presidente também destaca que os jogos unem alunos que estão passando por situações semelhantes. “Uma coisa que é muito legal do Baticun é que, como só os calouros participam, você encontra ali pessoas que estão passando pelo mesmo que você; estão longe de casa, acabaram de se mudar, não conhecem muitas pessoas”.
Além de integrar e apresentar o campus aos novos alunos, o Baticun promove a própria Atlética. Segundo Sofia, “todo mundo tem uma história com o Baticun”, e o evento faz parte do surgimento de uma identificação dos bixos com a universidade. “O Baticun serve para os calouros entenderem qual é a função da Atlética, mas também saberem que eles têm ali alguém, algo representa o campus, e que, de alguma forma, representa eles também”, ressalta.
Na semana de recepção deste ano, o Baticun vai acontecer na quarta-feira, 26, a partir das 14 horas, no Departamento de Educação Física. Antes disso, os veteranos e calouros se encontrarão na cantina da FEB, onde terá início às atividades, às 12:30. É válido lembrar também que, além dos jogos, o evento contará com sorteios e a venda do kit volta às aulas.





Deixe um comentário