Obra que começou em janeiro vai trazer a STS para mais perto dos alunos e servidores da Unesp
Por Ana Luiza Oliveira
Em janeiro deste ano começou a construção da nova sede da Seção Técnica de Saúde (STS). Localizada entre a portaria 1 e o Restaurante Universitário (RU), a obra se destaca pela grande dimensão e está sendo feita pela construtora Ferraz Amemiya, com o prazo de 270 dias.
Ligada a Unidade da Coordenadoria de Saúde e Segurança do Trabalhador (CSST) da Pró-Reitoria de Planejamento Estratégico e Gestão da Unesp, a STS atua em saúde e segurança do trabalhador, perícia médica e atendimento aos estudantes no campus. Desse modo, promove o bem estar da comunidade unespiana por meio de ações, exames, acompanhamentos e campanhas. Além disso, atualmente, a Seção está localizada no final da Avenida Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, na rotatória de acesso à rodovia, perto das oficinas de engenharia e da moradia estudantil.
Segundo Jayson Sanches, técnico de edificações da obra, a previsão é que o novo prédio seja entregue ainda entre setembro e outubro de 2025, mas fatores como chuva e outras condições climáticas podem gerar atrasos. A expectativa é de que a nova localização contribua para facilitar as ações em emergências e para deixar o prédio mais visível. “A principal vantagem é o fácil acesso, a sede vai estar em um ponto bem estratégico perto do Guilhermão e próximo a portaria, então vai estar mais próximo e mais estudantes vão ver”, explicou ele.

O jornal O Campus de Bauru conversou também com a enfermeira e supervisora da STS, Edwa Bucuvic, para entender a importância da mudança. De acordo com ela, o espaço atual já não comporta mais os serviços e a equipe, que cresceu durante os anos de pós pandemia, e, por isso, o projeto começou a ser estudado.
“Aqui as salas não são todas adequadas para atendimento, e lá vamos ter essa possibilidade de prestar uma assistência melhor. Vai ter uma sala de curativos e pequenos procedimentos, a sala de vacinas que vai poder atender a todos, inclusive a comunidade fora da Unesp, e vão ter mais salas de atendimento para psicologia, para enfermagem e para os médicos”, contou Edwa.




Não só pelo espaço, a mudança também será importante por trazer a Seção para dentro do campus e foi pensada justamente para estar no “coração” da universidade. “Por estarmos escondidinhos aqui na curva da rotatória, muitos não sabem onde a gente fica, e lá vamos estar do lado do RU, onde tem um fluxo de pessoas e estudantes, então acho que a procura vai aumentar muito. Vai ser mais fácil das pessoas nos acharem e a demanda vai ser maior”.
Ainda, para quem trabalha na STS, estar próximo a uma área movimentada trará mais segurança. “Às vezes precisamos estender algum atendimento e a gente não deixa ninguém sozinho aqui, por ser bem afastado, e por isso a mudança vai ser importante para os profissionais também, porque vamos ficar mais seguros”, declarou.
Enquanto a construção da nova sede não é finalizada, a Seção Técnica de Saúde continua com o ritmo do ano passado, promovendo campanhas de prevenção e atendendo os estudantes e servidores. Os próximos eventos previstos são:
- Café com Saúde (02/04), que será um bate-papo com a temática de neurodivergências na universidade;
- Campanha de Síndrome Metabólica (23, 24 e 25/04), que contará com aferição de pressão e glicemia capilar, pesagem, medição da circunferência abdominal e exame de handgrip, e acontecerá no quiosque da biblioteca durante os três dias, em parceria com o Departamento de Educação Física;
- Campanha de vacinação (06 e 07/05), que acontecerá na biblioteca;
- Fique Sabendo (08/05), que é a campanha de testagem de infecções sexualmente transmissíveis e distribuição de preservativos, e também acontecerá na biblioteca;
- Fórum de Enfrentamento ao Assédio e outras Violências (26/06).
A STS fica aberta das 8h às 17:30, de segunda a sexta-feira. Você pode encontrar mais informações pelo site da Unesp (https://www.bauru.unesp.br/#!/sobre-o-campus/administracao/secao-de-saude/), pelo Instagram da Seção (https://www.instagram.com/stsunespbauru/) ou entrar em contato pelo telefone (14) 3103-6011.






Deixe um comentário