Handebol feminino e futsal masculino ganharam e já somam três pontos, enquanto o basquete feminino faz jogo disputado e equilibrado contra a UFSCar
Por Fernanda Sampaio
A primeira fase do campeonato JUBs SP (Jogos Universitários Brasileiros), organizado pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), aconteceu na tarde do domingo (27), em São Carlos, e reuniu diversas atléticas para competir pela classificatória. A atlética da Unesp Bauru participou de três modalidades do campeonato, com os times de handebol feminino, basquete feminino e futsal masculino. A FUPE organiza as competições estaduais e seleciona os melhores para participar dos JUBs – a maior competição universitária do Brasil, que é organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) e reúne estudantes de universidades de todo o país.
As três equipes de Bauru enfrentaram os times da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O time de handebol feminino venceu o jogo por 27 x 11, garantindo vaga para o segundo jogo da primeira fase do campeonato. Com um primeiro tempo agitado, o elenco só conseguiu se ajustar bem depois do intervalo. Na visão da treinadora, Vitória Lini, isso aconteceu porque o time ainda não possui um bom entrosamento. “No segundo tempo, quando a gente começou a abrir algumas bolas e começou a se entender mais dentro de quadra, fluiu tão bem que rodou todo mundo para jogar. Então, no saldo, foi totalmente positivo”, explicou.
O time de basquete foi confiante para o jogo. Nos treinos das últimas semanas, tiveram foco em ensaiar jogadas, trabalhar técnicas e praticar dinâmicas para melhorar o entrosamento do time. A partida contra a Federal foi tensa e muito disputada e, no fim, a Ufscar venceu por 37 x 34. Apesar da derrota, o time procura sempre evoluir e entender quais foram os erros e acertos para poder melhorar, como ressalta Laura Duarte, pivô da equipe: “independente de como a gente tá, se a gente vai vencer ou vai perder, a gente sempre busca acolher todo mundo, ver o que tá acontecendo, quais são os problemas para poder solucionar lá na frente. E é isso, pra mim é acolhedor”.
No futsal masculino, a equipe da Unesp mostrou integração e força em quadra. Com uma atuação segura e consistente, os jogadores venceram a UFSCar por 5 x 2, garantindo uma importante vitória para a seguirem firmes e somarem pontos na competição. O resultado positivo reforça a confiança do time, que agora se prepara para o próximo jogo.
A participação de campeonatos como esse sempre trazem desafios para os atletas. Dificuldades com infraestrutura e treinos internos. “Por mais que a gente venha (para a competição), nós gastamos do nosso bolso dinheiro para poder competir. Então, nem é questão de competição, mas de estrutura, de incentivo ao esporte universitário”, ressaltou Laura. Para a equipe de handebol, a falta de treinos internos foi um desafio a ser enfrentado. “O maior desafio é o entrosamento, porque o time completo não treina junto. E isso acaba tirando alguns minutos da gente dentro de quadra. A gente tem que procurar esse entrosamento dentro de quadra na hora que o jogo começa. Quando, na verdade, esse entrosamento já deveria existir”, explicou Leila Tavares, armadora do time de handebol feminino.
Com isso, a equipe de futsal masculino e handebol feminino seguem fortes na competição. As equipes de Bauru vão disputar outros dois jogos, contra a Lau (Unicamp) e a Pucamp. Os próximos confrontos não possuem data nem local definido por enquanto. Ao final da primeira fase, avançam as equipes, com maior pontuação, para o final four.
Foto destacada: Divulgação/ FUPE






Deixe um comentário