No JUBS, times da Unesp caem nas semifinais da Liga Ouro

As equipes de handebol feminino e futsal masculino de Bauru saíram derrotadas neste fim de semana
Por Filipe Nascimento e João Pedro Passaroni

Neste sábado (06) e domingo (07), a fase final do JUBs SP ocorreu na cidade de São Paulo. Novamente, atletas da Unesp Bauru representaram a instituição na fase estadual dos Jogos Universitários Brasileiros, organizados pela FUPE (Federação Universitária Paulista de Esportes), mas acabaram eliminados nas semifinais.

Após bom desempenho nos primeiros jogos, as equipes do futsal masculino e handebol feminino da Unesp voltaram às quadras para enfrentar os times da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Mackenzie, respectivamente. No entanto, os times não conseguiram dar continuidade ao bom momento que vivem.

Trajetória

Depois de enfrentar os times da UFSCar na primeira rodada, os times do futsal masculino, basquete feminino e handebol feminino da Unesp voltaram às quadras nos dias 25 de maio e 1º de junho para enfrentar as atléticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nos jogos seguintes, cada equipe viveu situações distintas.

O futsal masculino repetiu o bom desempenho após vencer a equipe da PUC pelo placar de 7×2. Mesmo com a classificação já encaminhada, o time não baixou o ritmo e no fim de semana seguinte saiu novamente como vencedor, agora contra a Unicamp. 

Lucas Henrique, 20 anos, estudante de engenharia elétrica, contou sobre a experiência das partidas em sua estreia pelo time de futsal da Unesp. “Eu jogo futebol de campo faz 3 anos pela Unesp Bauru, mas esse é o meu primeiro ano no futsal, no JUBs a qualidade é maior do que em outros torneios”.

 Ele também comentou a respeito dos resultados da equipe. “O jogo contra a PUC foi um pouco mais fácil, acho que o mais difícil foi contra a Unicamp, o Leone, que é o nosso principal jogador, não pôde entrar em quadra, mas o nosso time é muito organizado. Foi uma grande partida, eles começaram ganhando, a gente teve que virar, mas foi um jogo difícil, acho que o mais complicado da fase de grupos”, relatou.

No basquete feminino a situação era complicada. Após uma derrota em um jogo emocionante contra a UFSCar, o time precisava recompor as energias e correr atrás dos resultados. O time saiu derrotado contra a PUC e a Unicamp, terminando a primeira fase sem nenhuma vitória. 

Por outro lado, o handebol feminino se classificou após duas vitórias. Depois do jogo contra a UFSCar, o objetivo do time era continuar somando pontos e classificar-se para a fase final do JUBs. A equipe não teve vida fácil e em ambos os jogos, houve grande equilíbrio. Contra a PUC, uma atuação sólida e triunfo por 23×17. Com sua defesa bem postada, um jogo disputado acabou com a equipe de Bauru se sobressaindo contra o time da Unicamp pelo placar de 20×17.

A Unesp Bauru também esteve representada no vôlei feminino: a estudante de ciências biológicas, Luisa Alves, de 20 anos, fez parte da equipe que disputou o JUBs. A atleta conversou com O Campus de Bauru sobre sua vivência com o time de vôlei. 

“É uma experiência muito boa, porque eu jogo já faz bastante tempo, acho que já faz uns 12 anos, e eu nunca tinha experienciado disputar jogos tão grandes assim, então estar na universidade e me possibilitar fazer parte disso é muito bom”, explicou Luisa. 

As fases finais

Classificados para as semifinais da Liga Ouro do JUBs SP, o time de futsal masculino encarou a equipe da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em um jogo equilibrado, a FGV pôs fim a participação da Unesp em um placar de 2×1.

O handebol feminino passou por uma situação semelhante. A equipe não conseguiu impor o seu estilo de jogo e saiu derrotada pela Mackenzie por 34×21. O treinador Gabriel Zaneratto falou sobre fatores que influenciaram no resultado.

“Fora de quadra muitas coisas complicaram nosso jogo, não pude entrar com as meninas e não podíamos pedir tempo, isso com certeza pesou. Dentro de quadra acredito que cometemos erros técnicos irreconhecíveis no nosso time”, ressaltou.

Apesar da derrota, Gabriel considera que o saldo final é positivo. “Nas derrotas, os nossos erros ficam mais evidentes e fáceis de detectar para melhorarmos no futuro. Também acredito que criamos uma ‘casca’ no sentido de resiliência mental”, refletiu.

A equipe de vôlei chegou a avançar para as finais após vencer o time da Universidade de São Paulo (USP) por 3×0. No entanto, o time saiu com o vice-campeonato do JUBs SP após ser derrotado por 3 x 0 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Resultados

Semifinal Futsal Masculino: FGV 2 x 1 Unesp

Semifinal Hand Feminino: Mackenzie 34 x 21 Unesp

Semifinal Vôlei Feminino: Unesp 3 x 0 USP

Final Vôlei Feminino: UFSCar 3 x 0 Unesp

Foto destacada: Divulgação/ FUPE

Deixe um comentário