Evento atraiu centenas de jovens ao campus durante o fim de semana
Por Guilherme Barbeito
Nos dias 7 e 8 de junho, o Anfiteatro Guilhermão, na Unesp Bauru, foi palco do Incendeie — evento do Movimento Empresa Júnior (MEJ) voltado ao desenvolvimento das EJ’s do oeste paulista e à geração de impacto regional por meio da troca de experiências entre jovens lideranças.
Organizado pelo Núcleo Bauru, o congresso reuniu cerca de 230 congressistas de cidades como Bauru, Botucatu, Marília, Presidente Prudente, Assis, Tupã, entre outras.
Para acolher participantes de tantos municípios, a administração da universidade cedeu espaços como o Guilhermão para as pautas magnas, as salas 70’s para atividades paralelas e salas da Faculdade de Engenharia (FEB) para funcionarem como alojamento gratuito, permitindo que aproximadamente 175 jovens permanecessem no campus durante todo o fim de semana.
A escolha de Bauru como sede do evento teve um valor simbólico: os organizadores entenderam que a cidade que dá nome ao núcleo precisava voltar a protagonizar eventos do MEJ, após passar 2024 sem sediar nenhum — já que os encontros regionais aconteceram em Presidente Prudente e Botucatu.
Além disso, a decisão passou por um fator histórico, uma vez que o Guilhermão, auditório onde ocorreu o Incendeie, também foi palco da assinatura da carta que, em 2018, criou os 4 núcleos que compõem hoje a FEJESP (Federação de Empresas Juniores de São Paulo): NSP (São Paulo), Baunuc (Bauru), NuSC (São Carlos) e NuCa (Campinas).
O que é o Núcleo Bauru?
O Baunuc é um dos quatro braços da FEJESP e atua junto a 39 EJ’s da região. O núcleo promove eventos, capacitações e oferece suporte contínuo às empresas federadas, com foco em resultados sustentáveis e geração de impacto local.
Na Unesp Bauru, fazem parte do MEJ Oeste a Pro Junior, voltada principalmente aos cursos de Engenharia e Arquitetura; a Jornal Jr, a Locomotiva Jr e a RPJR, ligadas à área da Comunicação; a Interage Jr, do curso de Psicologia; e a Atmos Jr, de Meteorologia. A Design Jr também está em processo de federação junto à FEJESP.
Esquenta com o MEJ
No dia 6, véspera do Incendeie, a Pro Junior promoveu uma integração exclusiva para as EJ’s do campus da Unesp Bauru. O evento aconteceu na FEB e foi totalmente gratuito. Em entrevista ao Campus de Bauru, Eduardo Moreira, presidente da Pro Junior, afirmou que a realização desse “esquenta” e também do Incendeie em Bauru representa um marco de conexão e legado, incentivando maior integração das EJ’s locais com o Movimento Empresa Júnior e que mais encontros como esse devem acontecer ao longo do ano.
Programação
A programação do evento foi dividida em quatro blocos. Nas pautas magnas — realizadas no Guilhermão — todos os congressistas participaram juntos. Já nas paralelas, os temas eram escolhidos de acordo com os interesses de cada participante.
Na manhã de sábado, o evento foi oficialmente aberto com uma magna da Tereos, multinacional do setor agroindustrial, que abordou práticas e ferramentas para a gestão de pessoas. Em seguida, as atividades paralelas trataram de temas como gestão de tempo, vendas, liderança e planejamento.
Durante a tarde, as palestras gerais apresentaram o Planejamento Estratégico da Rede — documento da Brasil Júnior que orienta as EJ’s durante o triênio atual — e uma exposição da Junior Enterprises Global, organização que conecta empresas juniores e federações ao redor do mundo. As paralelas abordaram marketing, projetos, diversidade e cultura organizacional.
O sábado terminou com o momento mais aguardado: o palco. Nesse tradicional rito do MEJ, empresas que atingem as metas estabelecidas em edital de reconhecimento sobem ao palco com seus membros para celebrar conquistas, cantar os hinos das EJ’s e reforçar seu legado dentro da rede.
A Jornal Jr, empresa júnior de Jornalismo, se destacou ao conquistar o reconhecimento “Legado da Chama”, por atingir a meta anual de faturamento antes da metade do ano. Além disso, voltou ao palco como uma das três EJ’s com maior média no CSAT, indicador que mede a satisfação dos clientes com os serviços prestados.
Outra destaque da área da Comunicação foi a RPJR, de Relações Públicas, que recebeu os reconhecimentos de “EJ Incandescente”, por estar “no verde” do mês de agosto, e de “EJ Flamejante”, por ter alcançado o escalonado do faturamento colaborativo do mês de maio.
Já a Locomotiva Jr, que reúne principalmente alunos de Rádio, TV e Internet, subiu ao palco com o reconhecimento de “EJ Centelha”, por estar no verde em maio.
Na manhã de domingo, o terceiro bloco contou com uma magna sobre o tema “Propósito e Pessoas”. Em seguida, ocorreu um momento de bench guiado, em que membros de diferentes EJ’s trocaram experiências e boas práticas em busca de novos insights e estratégias de impacto compartilhado.
No início da tarde, aconteceu a Batalha de Cases — disputa entre empresas para apresentar soluções bem-sucedidas e inspirar outras EJ’s. A etapa foi marcada pelo protagonismo da Unesp Bauru: a RPJR venceu na categoria Cultura Organizacional e Engajamento, enquanto a Pro Junior conquistou o prêmio na categoria Projetos de Impacto.
“O pessoal que foi recém-efetivado na Pro ainda não tinha participado de eventos. Esse momento foi fundamental para que eles se conectassem com a cultura da Pro Junior e também com o MEJ”, destacou Eduardo Moreira, presidente da Pro Junior.

Para encerrar, as empresas se reuniram internamente para refletir sobre os aprendizados do evento e planejar os próximos passos. Na sequência, o encerramento oficial contou com todo o staff no palco, reforçando a importância do redecentrismo e do propósito coletivo do Movimento Empresa Júnior.
Reflexões e próximos passos
Em depoimento ao Campus de Bauru, Caio Toyota, membro da Diretoria Executiva do Núcleo Bauru e coordenador geral do evento, refletiu sobre o final de semana: “O Incendeie não é apenas um evento para celebrar os resultados do Vórtex com a rede Bauru, mas também uma oportunidade de enfrentar, com alegria, energia e muito calor, os desafios das organizações e do PE da rede. É o momento de conectar a organização com a rede, apresentar o MEJ aos trainees, incentivar os assessores a buscarem novas vivências em suas EJ’s e levar as lideranças a olharem com mais atenção para a formação de seus membros. Tudo isso deixando um legado de cultura e protagonismo para a rede como um todo”, afirmou.
O próximo encontro do MEJ paulista será o EPEJ, organizado pela FEJESP, e ocorrerá em São Paulo nos dias 26 e 27 de julho, reunindo empresas juniores de todo o estado para mais um momento de formação, conexão e impacto transformador.
Foto destacada: Jornal Jr/Núcleo Bauru






Deixe um comentário