Feira de Profissões da Unesp atrai estudantes de Bauru

Evento visa promover a integração entre universidade e cidade
Por João Provasi e Rodrigo Matias

Nos dias 11 e 12 de agosto, o campus sediou a Feira de Profissões da Unesp. O evento, realizado pela parceria entre estudantes e professores, visa promover a integração do conhecimento produzido na universidade com a cidade de Bauru, atuando por meio de apresentações planejadas pelos projetos estudantis e de pesquisa, coletivos e pelas ações extensionistas.

Os estandes da feira ficaram localizados no estacionamento da Faculdade de Engenharia (FEB), próximo à cantina, e contou com atividades que duraram até às 20:00 na segunda-feira, 11, e até às 18:30 na terça-feira, 12. A programação contou com mais de 80 exposições interativas, além de oficinas nas salas 3 e 13 e palestras nas salas 9 e 13.

A Feira de Profissões é organizada pelas coordenações dos cursos e pelos projetos de pesquisa e extensão da faculdade, enquanto a parte da infraestrutura é planejada pelo grupo Engenharia na Escola. Raphael Sigolo Ruas Gonçalves, diretor acadêmico da Faculdade de Engenharia e coordenador operacional da feira, comentou que os estandes são formados após a inscrição dos projetos, que incluem também grupos de outros campi da Unesp. “Nós temos o objetivo de concentrar em um único dia o maior número de cursos se expondo e receber o maior número de escolas. Então, a nossa organização tentou dar um jeito de conseguir por todo mundo”.

O estudante de engenharia mecânica, Gabriel Christiano, de 19 anos, ajudou na organização da feira e contou como foi a experiência: “Em junho a diretoria da FEB começou a procurar estudantes que pudessem ajudar no evento. Em agosto tivemos o treinamento. Durante a montagem da feira, fizemos a distribuição de mesas e cadeiras, colocamos o gradil e capa com a logo do evento e ajudamos os expositores a montarem seus estandes.”

Aberto ao público, o espaço recebeu excursões de mais de 68 escolas, entre públicas e privadas, proporcionando aos alunos a oportunidade de obter informações a respeito dos cursos oferecidos pela Unesp. O diretor ressalta que a inclusão dos alunos do ensino fundamental e médio na feira contribui para que os jovens se interessem pela universidade. “A gente preparou um estande de dúvidas sobre o vestibular. Esse ano a gente teve a presença de representantes da Secretaria de Educação do departamento responsável pelo Provão Paulista para falar um pouco sobre essa outra forma de entrada”.

Raphael também destacou que proporcionar a visita na feira mostra aos estudantes as oportunidades de entrar em uma universidade pública. “A gente detectou que muitos alunos do ensino médio nem vislumbram a possibilidade de fazer uma universidade. Enquanto a gente tem uma reserva de vagas excelente para alunos do ensino público e também diversas formas de entrada que não o vestibular.

O evento contou com uma grande diversidade de estandes e atividades mas, segundo o estudante de engenharia mecânica, as mais procuradas foram as oficinas práticas da Canarinho Aerodesign e a Locução para Podcast: “Essas foram as mais  visitadas, elas chamaram bastante atenção do público. Outra coisa que também fez muito sucesso foram os carros do PAC Baja e FEB Racing, que ficaram bastante acessíveis ao público, e no fim da tarde até teve uma volta do carro do Baja ao lado das tendas, o que fez a maioria dos visitantes saírem para dar olhada”, explicou.

Em relação à próxima edição, Gabriel têm uma expectativa bastante otimista: “Nós esperamos que para os próximos eventos tenhamos um público e número de estandes maiores, mais propostas de exposições, mais atividades atrativas e ajudar o máximo possível de jovens que ainda não sabem o que querem seguir”, complementou.

Deixe um comentário