Cerimônia contou com homenagens e expectativas para os próximos anos
Por Ana Helena Masson e Gustavo Vieira
Na última terça-feira (16), os novos diretores e vice-diretores da Faculdade de Engenharia de Bauru (FEB) e da Faculdade de Ciências (FC), eleitos para o quadriênio 2025-2029, tomaram posse. O evento foi organizado pelas equipes das Divisões Acadêmicas, coordenadas pelo servidor técnico-administrativo, Tiago Issamu Bazaglia Kuroda e lotou o anfiteatro do Guilhermão.
A posse contou com a presença de amigos e famíliares dos diretores eleitos e dos que deixaram o cargo, além de autoridades e figuras importantes da cidade de Bauru. Seguindo a tradição, professores das três faculdades do campus também prestigiaram a atividade, que teve apresentação musical das irmãs Paula e Ma Vellozo.
A cerimônia começou por volta das 16h e se encerrou perto das 19h. A mesa Diretora foi composta pela Reitora da Unesp, Profa. Dra. Maysa Furlan; Prof. Dr. José Alfredo Covolan Ulson, Diretor da Faculdade de Engenharia; Profa. Dra. Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Diretora da Faculdade de Ciências; Prof. Dr. Nilson Ghirardello, Secretário da Educação de Bauru, representando a prefeita Suéllen Rosim; Prof. Dr. Erivaldo Antonio da Silva, Secretário Geral da Unesp; Raphael Singolo Ruas Gonçalves, Diretor da Divisão Técnica Acadêmica da Faculdade de Engenharia e Marcelo Setsuo Hashimoto, Diretor da Divisão Técnica Acadêmica da Faculdade de Ciências.
O rito cerimonial teve início com o empossamento do vice-presidente eleito da Faculdade de Engenharia, o Prof. Dr. Gustavo Garcia Manzatto, seguido pela tomada de posse do Prof. Dr. Paulo Noronha Lisboa-Filho, vice-presidente eleito da Faculdade de Ciências.
Logo depois, o Prof. Dr. José de Souza Rodrigues, diretor eleito da FEB, tomou o cargo. Em sequência, o diretor eleito da FC, Prof. Dr. José Remo Ferreira Brega. Ele também assumiu o Grupo Administrativo do Campus (GAC) no lugar do diretor cessante Prof. Dr. José Alfredo Ulson.
Como último ato da cerimônia, a reitora Profª. Dra. Maysa Furlan fez um discurso citando o desenvolvimento da Unesp como referência de ensino superior no Brasil e na América Latina. Comentou, ainda, que vê o campus de Bauru como retrato ideal de instituição pela sua pluralidade, diversidade e trabalho com a comunidade, fato esse que é o principal motivo de crescimento da Universidade, segundo ela.
Em entrevista ao Campus de Bauru, o Prof. Dr. José de Souza Rodrigues disse que o principal objetivo da nova gestão é fortalecer a visão institucional da faculdade, trabalhando mais de forma coletiva e em equipe, a fim de melhorar a produção e qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão dos cursos. “Queremos a colaboração e a compreensão institucional para que possamos avançar. O projeto não é algo individual, é coletivo. Dificuldades são contextuais, precisamos achá-las e desenvolver um plano de ação adequado para resolve-las”, afirmou o professor.
O Prof. Dr. José Remo Ferreira Brega, que assumiu a Faculdade de Ciências e a Administração Geral do campus de Bauru entre 2026 e 2028, informou, para O Campus de Bauru, que está ansioso, principalmente, para comandar a gestão geral. Ele pontuou que tem como objetivo cumprir o que está planejado pela Reitoria e “viabilizar o que está parado”.
Quando questionado sobre as reivindicações estudantis do primeiro semestre de 2025, José Remo respondeu que “não tem como prometer, porque o dinheiro não é meu” e que fica feliz “se conseguir deixar o mesmo preço e a mesma quantidade de refeições”.
Por fim, disse que vai conversar com as instâncias para que as necessidades dos alunos sejam atendidas.






Deixe um comentário