Turma de 1995 promove reencontro com intercâmbio entre gerações do jornalismo
Por Guilherme Barbeito

Nesta sexta-feira (14), 38 jornalistas formados pela turma de 1992 da Unesp se reúnem na Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) para celebrar três décadas de formatura. O evento, ‘30 anos: Passado, Presente e Futuro do Jornalismo’ organizado pelos próprios ex-alunos, marca o reencontro de laços e memórias construídas nos anos de graduação.

Além da confraternização dos colegas, o evento é uma oportunidade de contato entre diferentes gerações do jornalismo. A comissão organizadora, formada por egressos, montou uma programação de palestras, oficinas e rodas de conversa sobre diversos temas do jornalismo, oferecendo uma visão de quem está no mercado de trabalho para quem ainda dá os primeiros passos na profissão. 

Confira, a seguir, a programação completa:

  • 16 às 17h – Jornalista onde menos se espera – Oficina com Marcelo Adriano Cosme Lemos e Miriane de Freitas Segalla;
  • 16 às 17h – Além das fronteiras – Oficina com Fernanda Pires e Telma Marotto;
  • 16 às 17h – Jornalismo x IA – Oficina com Fábio de Amorim e Priscilla Murphy;
  • 16 às 17h – Curso de focas do Estadão – Curso com Simone Cavalcanti;
  • 17 às 18h – Carreira acadêmica – Oficina com Marcus Bastos e Rogério Ferraraz;
  • 17 às 18h. – Competência não tem aparência – Oficina com Amanda Costa, Cristiane Tobace e Rosana Rife;
  • 17 às 18h – Comunicação pública = Comunicação cidadã – Oficina com Ana Beatriz Santos;
  • 17 às 18h – Escreva com pecinhas – Oficina com Walter Maldonado;
  • 19h às 21h – Talk show
  • 21h – Encerramento com Samba na Cidade

Em entrevista ao Campus de Bauru, a jornalista e participante da comissão Ana Beatriz Costa conta sobre como surgiu a ideia do reencontro. “A ideia inicial era um simples churrasco, mas o encontro cresceu, virou um evento mesmo. Entramos em contato com a professora Cristina Gobbi e organizamos uma programação na FAAC. A ideia era aproveitar a oportunidade para interagir com os alunos atuais, trocar experiências e mostrar um pouco de como o mercado mudou.”, explicou.

A proposta de unir as turmas formadas em 1995 nasceu do desejo de retribuir à universidade a formação recebida e de reforçar o vínculo entre diferentes gerações. “Durante as reuniões de preparação, a gente se deu conta de que, na faculdade, teria sido muito valioso conversar com ex-alunos já inseridos no mercado. É uma oportunidade de criar pontes e mostrar caminhos possíveis”, afirma Amanda Costa, que também integra a comissão organizadora.

Para ela, o retorno à FAAC tem um simbolismo especial: “Muita gente nunca mais voltou à Unesp depois da formatura. Para alguns, esse será o primeiro reencontro com o campus. É emocionante pensar nisso.”

As memórias da graduação também se misturam ao impacto de ver a universidade transformada. “Eu me emocionei muito quando vi o campus agora. Tudo é tão diferente, mas ao mesmo tempo familiar. Passar pelos corredores, ver os murais… é como voltar no tempo”, relembra Cristiane Tobace, que hoje atua como roteirista e ghostwriter após anos de experiência no jornalismo internacional.

Entre lembranças e reencontros, as ex-alunas também refletem sobre as transformações da profissão desde os anos 1990. “Nossa geração foi a última a aprender redação jornalística em máquinas de escrever e a primeira a trabalhar com jornalismo digital. A gente representa uma ponte entre dois mundos: o analógico e o online”, comenta Amanda.

Para realizar o credenciamento, o público deve se inscrever no evento através da plataforma Even3 e depois realizar a inscrição em cada atividade específica que deseja participar.

Para mais informações sobre o evento ‘30 anos: Passado, Presente e Futuro do Jornalismo’, você pode acessar o perfil @jornalismounesp no Instagram.

Deixe um comentário