Na primeira edição após a pandemia, evento é oportunidade de aprendizado, debate e troca de experiências
Por Gustavo Vieira
Durante os dias 25 a 27 de novembro, acontece na Unesp de Bauru o XIV Congresso Nacional de Educação Física (CONEF). O evento, tradicional dentro do curso, traz convidados de outras universidades e especialistas da área, além de ser organizado inteiramente por discentes, com apoio dos professores. Esta é a primeira edição após a pandemia de COVID-19.
Com o tema “A intervenção da Educação Física: Saberes e Cenários”, o ato busca engajar alunos, docentes e profissionais à interdisciplinaridade, promovendo discussões e trocas de experiências de como o curso conversa com outras áreas do conhecimento. O congresso conta com palestras, oficinas, atrações culturais e apresentações de TCC.
O Campus de Bauru compareceu à primeira data do evento e trouxe as atividades ocorridas juntamente as que serão realizadas nos próximos dias. Confira:
O primeiro dia
Às 16h30, no Guilhermão, a atividade teve início com a palestra “Fisiculturismo: técnicas de intervenção de alto rendimento”, ministrada pelo egresso Daniel Carneiro, que contou o processo histórico do esporte, detalhes das categorias praticadas – em especial o bodybuilding – e a conscientização sobre o uso de anabolizantes.
Simultaneamente, no anfiteatro Adriana Chaves, acontecia a palestra “Inclusão que transforma: quebrando barreiras e ampliando possibilidades”, aplicada pela psicopedagoga Nadja Campana. A apresentação deu enfoque ao atendimento educacional especializado que busca estratégias de inclusão a estudantes com deficiência e transtornos de desenvolvimento no ambiente escolar.
Depois, às 18h, o público foi convidado a se dirigir ao hall do Guilhermão, onde painéis foram instalados para exposição de Trabalhos de Conclusão de Curso de discentes. Os alunos que apresentaram seus projetos tiveram que submete-los previamente à organização e o assunto deveria estar adequado ao tema do congresso deste ano.
As atrações culturais aconteceram às 19h, ao lado de fora do anfiteatro, com a apresentação da Escola de Kung Fu Tigres e Dragões que performou a “Dança do Dragão Chinês”, tradição folclórica que acredita-se trazer boa sorte. Em seguida, foi a vez do grupo Angoleiros do Sertão, que apresentou uma roda de batuques com a presença de bumba-meu-boi.

Após as manifestações artísticas, o congresso começou formalmente com a Solenidade de Abertura, iniciada às 20h, também no Guilhermão. A mesa de abertura contou com a presença do Prof. Dr. José Remo, presidente da Faculdade de Ciências; Prof. Dr. Dalton Muller Filho, coordenador do curso de Educação Física; Prof. Dr. Márcio da Silva em nome do Prof. Dr. Emmanuel Ciolac, chefe de departamento de Educação Física; Profa. Dra. Andresa Ugaya, professora do curso de Educação Física e representante da Comissão Docente; e Paulo Araújo, aluno de Educação Física, representante da Comissão Discente.
As autoridades ressaltaram a importância da atividade como forma de fortalecer a academia de Educação Física, chance de troca de ideias com profissionais da área, discentes de outros campi e faculdades.
Às 20h30, o Prof. Dr. José Remo apresentou a palestra “Inteligência Artificial e Movimento Humano”, juntamente ao doutorando Luís Guilherme Rodrigues, de quem é orientador. A exibição se baseou no trabalho de doutorado de Luís, que estuda como a inteligência artificial pode auxiliar na reabilitação de pacientes com dificuldades motoras.
Ao mesmo tempo, no anfiteatro Adriana Chaves, a convidada Profa. Ma. Lígia Estronioli conferia a apresentação “Metodologia Callejera na escola”,pedagogia popular baseada no futebol de rua argentino aplicada às aulas de educação física, onde a prática do esporte busca a inclusão, igualdade, cooperação, solidariedade e respeito.
Por último, a Profa. Dra. Thábata Weber, docente do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu, fez a palestra “Nutrição Esportiva”, exposição que deu enfoque técnico à nutrição para atletas.
Em entrevista, o Prof. Dr. Márcio da Silva classificou o congresso como importante atividade formativa para os discentes. “Os alunos são os protagonistas. Existe uma regularidade de reuniões para discutir quem vai ser convidado, a estrutura, o local e o formato do evento. É a chance deles colocarem a ‘mão na massa’”, diz. O professor ainda pontua que a atividade é uma chance única dos alunos compartilharem experiências com profissionais já inseridos no mercado de trabalho.
Calendário
Quarta-feira, dia 26
16h às 18h – Palestra: História e Memória do Basquetebol: formação, inovação e políticas públicas
16h às 18h – Palestra: Preconceitos e casos de ensino na Educação Física.
18h às 19h30 – Coffee + Apresentação TCC e Trabalhos Acadêmicos
19h às 19h30 – Apresentação Cultural: “Tecido Acrobático”
19h às 19h30 – Apresentação Cultural: “El Cabernet”
19h às 19h30 – Apresentação Cultural: “Rastro”
19h45 às 20h45 – Palestra: Exercício, Reabilitação e Intervenção multiprofissional
19h45 às 21h45 – Palestra: Materiais e práticas pedagógicas para ensino de pessoas com deficiência
20h45 às 21h45 – Palestra: Psicologia do Esporte
Quinta-feira, dia 27
16h às 18h – Mesa redonda: Encontro de Áreas
18h às 19h – Apresentação Cultural: Abdel & Matheus de Andrade Rosa
18h às 19h – Coffee-break de encerramento
19h às 19h30 – Palavras das autoridades: Encerramento CONEF XIV
19h45 às 20h45 – Palestra de encerramento: Terapias de Reposição Hormonal no Envelhecimento Feminino e Masculino: Paralelos entre os sexos e o papel do Exercício Físico.
Para maiores informações sobre inscrição, horários das palestras e as próximas atividades, visite o site oficial do evento em https://www.even3.com.br/xivconef/.





Deixe um comentário